terça-feira, 24 de março de 2009

Manhwa: Model

de LEE So Young

Olá a todos!

A quanto tempo, bom as coisas aqui andão meio complicadas e por isso vou continuar mais um tempo sem postar regularmente. Mas tenho diversas postagens já escritas e sempre que der vou dar uma passadinha aqui para atualizar.

Há pouco tempo finalmente consegui terminar de ler meu primeiro manhwa de sete volumes (e o melhor de vampiros^^). Para quem não sabe manhwa é como são chamados os quadrinhos coreanos. Neles os manhwagas (desenhistas de manhwa) destacam os olhos e a boca dos personagens.

Como já disse antes conheci os mangás a muito tempo, mas só tive conhecimento da existência dos manhwas após a explosão de Ragnarok no Brasil, muitos anos depois que conheci os mangás.

Minha curiosidade foi tão grande que cheguei a comprar os 5 primeiros volumes de Ragnarok (lançado aqui no Brasil pela editora Conrad) e baixar alguns one-shots (histórias curtas) em scanlators. Mas até o momento eu ainda não tinha gostado tanto de um manhwa para chegar a relatar aqui. Agora sim posso me dizer fã dos quadrinhos coreanos e sempre quando eu ler um bom título vocês podem ter certeza de que ele será relatado aqui.

Espero que vocês tenham gostado da novidade, segue um pequeno resumo do manhwa Model da manhwaga
LEE So Young. Lembrando que o texto pode conter spoilers.


Resumo


Jae é uma artista coreana muito energética, curiosa que atualmente tenta a sorte vivendo na Europa onde estuda, trabalha. Ela sonha em se tornar uma pintora de sucesso e leva uma vida comum como qualquer outra pessoa normal até que sua amiga deixa em seu apartamento um homem bêbado o qual logo ela percebe se tratar de um jovem muito bonito.

Sem ter o que fazer Jae deixa o jovem apagado dormindo no sofá. Durante a noite ela tem um sonho no qual o misterioso rapaz aparece em seu quarto e se alimenta de seu sangue, mas quando acorda tudo parece ter sido apenas um sonho o que logo é descartado quando ela nota os furos em seu pescoço.

Mas o que para muitos poderia ser motivo de desespero, afinal quem quer encontrar um vampiro, para Jae foi motivo de inspiração para pintar, inspiração que a muito tempo ela não sentia.

Após muitos rabiscos e todos descartados por ela Jae tem uma surpresa quando o jovem vampiro aparece atrás dela acordado, surpresa maior ela tem quando descobre que Michael o vampiro foi um grande artista.

Michael com diretas e duras palavras critica os rascunhos de Jae colocando a prova o seu talento, o que faz com que Jae fique mais determinada a capturar sua verdadeira essência em tela e para isso ela até mesmo aceita o convite de Michael de passar um tempo em sua mansão (co-viu do lobo, ou melhor, do morcego^^) até que ela termine a pintura.

E agora a vida normal de Jae será deixada para fora da mansão, após penetrar os portões da mansão ela conviverá com pessoas e criaturas misteriosas e intrigantes as quais despertarão a sua curiosidade. Mas fica aqui uma pergunta, terá Jae feito a escolha certa? Afinal ela terá de conviver com um vampiro.

Personagens

Jae

Uma artista coreana em busca da ascensão, ela é muito corajosa, determinada e curiosa. Quando descobre que o rapaz em seu apartamento se trata de um vampiro ela não o teme pelo contrário fica muito inspirada para pinta-lo.



Michael

Um vampiro frio e narcisista, se impressiona com a atitude e coragem de Jae, ele a convida para que ela vá passar um tempo em sua mansão para que ela possa pinta-lo. Aos poucos descobrimos seu incrível passado, suas desilusões amorosas e os motivos que o levaram a se transformar em uma criatura da noite.

Ken

Filho de Eva ele é um rapaz rebelde que tem uma relação de amor e odio com Michel, mas nem sempre foi assim pois ele chegou a sentir grande admiração pelo vampiro.





Eva Rose

Criada de Michel, uma mulher fria. Esconde em seu passado grandes segredos os quais aos poucos chegam a tona. No parece que ela tem grandes sentimentos por Michel.



Adrian Dubon

Seu aparecimento muda completamente o rumo da história, Michael, Eva e Ken todos tem uma forte ligação com este misterioso ser. Na verdade sua verdadeira identidade é um grande mistério o qual só é revelado no fim da história.


Sobre os Manhwas

Os manhwas, assim como os mangás também, são divididos em classificações. São elas:


Sonyung

São os quadrinhos coreanos destinados aos garotos, equivale ao termo Shounen utilizado pelos japoneses.

Sunjeong

Quadrinhos coreanos para garotas, como os Shoujos para os japoneses. Mas diferente do Japão onde existe os subgeneros do Shoujo: Josei, Boys Love, Yuri, Mahou Shoujo. Na coreia Sunjeong é usado para classificar todos os manhwas destinados as mulheres.

Tchungnyun

Manhwas destinado aos jovens, igual aos Seines para os japoneses.

Modo de leitura

Os manhwas são lidos da esquerda para direita ou seja modo de leitura ocidental, igual aos nossos gibis da Turma da Mônica ou aos HQs americanos.

Comentário

Model é um manhwa poético, algumas vezes obscuro e muito romântico Achei a história simplesmente perfeita, com elementos góticos e pouca mais boa comédia. Os vampiros em Model não temem a cruz, mas dormem em caixão e não saem durante o dia.

Acertei quando escolhi Model para ser o primeiro grande manhwa a ler, simplesmente me apaixonei e posso disser com toda certeza que fazia um bom tempo que eu não lia uma história tão bela de vampiro em quadrinhos. Bom para quem gosta de vampiros e esta curioso para conhecer os manhwas recomendo a leitura de Model.


Dica

O manhwa pode ser baixado no scanlator Himawari.

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse manhwa!!!
Totalmente perfeito!!!
*_*

Romantih disse...

Tbm adoro!!!

Just Howling disse...

>< será ki alguem pode me passar o vol 3,TT.TT é pq num consegui sera ki alguém tem um link q possa complartilhar comigo o vol 3 >< por favor!!!!!!!!!!!

Gabriella disse...

N consegui baixar o volume 3 tbm tem alguem q tenha o link e possa passar por favorT-T quero muito terminar de ler.